Sustos curam soluços?

sábado, 12 de março de 2011

Nanodiamantes ajudam a curar cancro?

Apesar de não terem interesse em joalharia, os nanodiamantes podem fazer diminuir tumores em ratos ao transportar medicamentos de quimioterapia até eles, segundo um estudo recente.
 Um dos autores do estudo sublinha que, com o uso destas partículas, é possível resolver um dos maiores desafios do uso de quimioterapia, que é quando os tumores desenvolvem formas de expulsar os medicamentos. Quando estes estão unidos a uma nanopartícula, a combinação tornar-se-ia grande demais para ser expulsa pelo tumor, assim aumentando a eficiência deste tratamento.
As nanopartículas feitas de diamante são muito valiosas para a medicina, pois elas são não tóxicas, não são atacadas pelo sistema imunitário e, devido às suas dimensões, conseguem circular em todos os vasos sanguíneos do corpo.
No estudo, cientistas ligaram as nanopartículas a um medicamento usado frequentemente quimioterapia, e, ao injectarem em ratos com cancro do fígado, verificaram que a substância permanecia 10 vezes mais tempo no corpo do animal. Outra conclusão do estudo foi o facto de que como a ligação entre as substância só se rompe dentro do tumor, foi possível aumentar a dose administrada ao indivíduo sem comprometer as células saudáveis.
Com este estudo, verifica-se que há potencial em usar nanopartículas como auxiliares no tratamento do cancro, assim aumentando a probabilidade de sobreviver a esta enfermidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário