Sustos curam soluços?

sábado, 29 de janeiro de 2011

Aviões do futuro


A NASA acaba de concluir um estudo de 18 meses no qual participaram os seus próprios engenheiros e engenheiros da indústria privada para tentarem visualizar como serão os aviões de passageiros do futuro.


     Os futuros aviões terão:
  • fuselagens duplas
  • superfície coberta por revestimentos anti-corrosão e capazes de autocicatrizar quando ocorrem fissuras 
  • sistemas de controle e comunicação que utilizam um mínimo de fios metálicos, que serão substituídos por cabos de fibra óptica e de nanotubos de carbono 
  • turbinas substituídas por sistemas híbrido-eléctricos
  • asas dobráveis e altamente flexíveis

Com estas alterações os aviões passarão a ser mais silenciosos, menos poluentes e serão mais confortáveis. Para isto, as equipas começarão a trabalhar por volta de Abril de 2011 para que estes possam sobrevoar-nos em 2025.

Algumas propostas

O D8 é chamado de "bolha dupla" pelos seus projectistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A ideia é juntar dois tubos dos aviões comuns para fazer uma fuselagem mais larga e ganhar sustentação. As asas, em contrapartida, podem ser muito finas, diminuindo o peso e o arrasto. Para isso, os motores foram levados para a traseira.

 O SUGAR Volt (Subsonic Ultra Green Aircraft Research) é uma das propostas da equipe da Boeing. Este, vem do conceito de um sistema bimotor com propulsão híbrida, que combina a tecnologia de turbinas a gás e baterias. Um sistema modular permite que o banco de baterias seja trocado, sem que o avião precise ficar parado à espera de uma recarga.

A equipe da Lockheed Martin utilizou ferramentas de simulação para mostrar que é possível alcançar o voo supersónico sobre a terra reduzindo drasticamente o nível do ruído gerado quando se quebra a barreira do som. Segundo os projectistas, isto pode ser obtido com a utilização de uma configuração de motores sobre as asas, que têm a forma de um V invertido. Outras tecnologias ajudam a alcançar a escala, a capacidade de 
carga e as metas ambientais.

O Ícone II é o conceito de avião supersónico da Boeing. Os motores também foram levados para cima das asas, embora a empresa não comente as "tecnologias revolucionárias exigidas para reduzir o consumo de combustível e a redução no ruído".

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