Sustos curam soluços?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Britânicos acreditam ter descoberto gene que propaga o cancro


Cientistas da University of East Anglia, no Reino Unido, acreditam ter descoberto o gene que propicia a expansão de muitos tipos de cancro: o WWP2, cujo bloqueio com fármacos poderia representar um grande avanço na luta contra esta doença.
De acordo como o estudo publicado na revista "Oncogene", a equipa de cientistas dirigida por Andrew Chantry afirma que a identificação deste gene pode, dentro de uma década, resultar em soluções médicas para deter as doenças oncológicas mais agressivas, como o cancro da mama, do cérebro, do colo do útero e da pele, que se alastram muito rapidamente.

"O desafio agora é identificar um medicamento potente que invada as células cancerígenas, destruindo a actividade do gene defeituoso", sublinhou Andrew Chantry, acrescentando que o seu grupo começou a fazer experiências com uma molécula que poderá desempenhar esse papel.  “Se esse for o caso, poderemos criar uma nova geração de um só fármaco para vários tipos de cancro", explicou ainda o especialista.
O WWP2 resulta de uma enzima que une os elementos químicos dentro das células e está presente em todos humanos. De acordo com o investigador, "toda a gente tem o gene mas, quando é defeituoso, modifica o processo e ajuda o cancro a desenvolver-se e a espalhar-se para outras partes do corpo".

Caso o desenvolvimento do fármaco que desactiva o WWP2 seja bem-sucedido, os tratamentos convencionais e as cirurgias poderão ser limitadas aos tumores cancerígenos primários, sem  risco de se instalarem noutras partes do organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário