Sustos curam soluços?

sábado, 5 de março de 2011

Smartphones usados para detectar cancros

Smartphones equipados com o que são essencialmente ressonâncias magnéticas "portáteis" podem diagnosticar  com precisão tumores que ponham em risco a nossa vida, dizem investigadores.




O scanner miniatura pode diagnosticar cancros mais rapidamente, com maior precisão, sendo ainda mais barato que as actuais técnicas usadas neste campo da medicina!

A ressonância magnética (MRI, Magnetic resonance imaging) e a ressonância nuclear magnética (NMR, Nuclear magnetic resonance) usam, normalmente, grandes e poderosas quantidades de ímans, mas isto é desnecessário quando a zona a ser scanizada é muito pequena. Assim, investigadores conseguiram desenvolver um aparelho que, mesmo incluindo esse íman, cabe na palma da nossa mão!

Neste estudo, cientistas usaram anti-corpos ligados a partículas de óxido de ferro magnético. Os anti-corpos "agarram-se" a qualquer composto específico  para os quais estejam destinados a procurar, neste caso células ligadas a cancros, enquanto que as partículas magnéticas melhoram a imagem dos compostos-alvo.
Foram realizados alguns testes em tecidos de pacientes, tendo sido depois o sacnner ligado  a um chip que pode ser inserido no smartphone.
Os investigadores conseguiram impulsionar a precisão da micro-RNM d 84% para 96%. A máquina foi também capaz de gerar resultados em menos de uma hora.

Para além do diagnóstico de cancro, os investigadores estão a tentar ver como poderia o scanner funcionar no diagnóstico de doenças como a tuberculose. A parte "telefónica" do smartphone podia também ser usada para enviar os resultados a especialistas para posterior examinação.

1 comentário:

  1. De ressonancia magnética eu não entendo. Mas quero um esmartphone.
    Tomografia, hospital da ordem terceira, Belém.
    Diz pra secretária, que ainda sou Burro ao quadrado.

    ResponderEliminar