Sustos curam soluços?

domingo, 5 de dezembro de 2010

Sangue do cordão umbilical em banco público!

Finalmente existe um banco público de SCU (sangue do cordão umbilical) em Portugal – o Lusocord, mantido pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte. 

Este banco é gratuito e servirá quem dele necessitar. Se muitas pessoas doarem o SCU dos seus filhos a colecção disponível no banco público será cada vez maior e as probabilidades de alguma vez vir a ser usado aumentarão. 

Uma das dúvidas frequentes é se alguém poderá vir a usufruir da sua própria amostra no caso de necessitar. Se a amostra estiver ainda disponível, o que e muito provável, o dador será obviamente o melhor candidato em termos de compatibilidade. No entanto, em muitos casos, como quando um defeito genético causa a doença, a amostra da própria pessoa não irá curar a doença por ter esse mesmo defeito genético. Este é aliás outro factor que faz com que a probabilidade de utilização de amostras mantidas em bancos privados seja muito baixa.

E porque é um serviço gratuito, esta solução elimina qualquer discriminação resultante do preço significativo da comercialização deste serviço. É por isso a melhor solução sob todos os pontos de vista e que merece ser amplamente divulgada para que daqui em diante cada vez mais pessoas usem este serviço pois quanto mais pessoas o usarem mais útil ele poderá ser à sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário