Centenas de espécies foram descobertas em Portugal. Pedro Cardoso, investigador, é coordenador do Naturdata e do Portal da Biodiversidade dos Açores, ambos descrevem aquilo que se passa nos nossos ecossistemas.
Por isso, o Naturdata (com informação a nível nacional) e o Portal da Biodiversidade dos Açores (dados sobre espécies apenas existentes na ilha) lançam, neste Ano Internacional da Biodiversidade, a iniciativa «Top 10 das espécies Portuguesas». Aqui, 17 vão a voto e qualquer pessoa pode eleger três, mas apenas a primeira escolha será considerada.
O “top dez” pretende fazer uma pequena listagem representativa das espécies que por qualquer razão se destacam como as mais emblemáticas de entre todas as descritas entre 2000 e 2010. O Naturdata lista 35 mil espécies, mas apenas algumas são exclusivas de Portugal, centenas são raras e outras comuns. Até ao final da semana, a lista final das dez mais importantes será divulgada.
“Pouca gente tem noção que não é preciso ir à Amazónia em grandes expedições para descobrir seres que nunca ninguém viu e é possível fazê-lo, literalmente, nas traseiras da nossa casa” , assegurou o biólogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário