Sustos curam soluços?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bebidas energéticas põem em risco saúde de crianças

As bebidas energéticas podem colocar a vida de crianças e jovens adultos em risco, causando sérios problemas de saúde, que devem ser regulados. Estas bebidas contêm elevados níveis de cafeína e outros estimulantes. Estudos científicos encontraram casos de convulsões, delírios, problemas de coração e danos no fígado e rins.


Produtores alegam que os seu produtos melhoram o desempenho físico e mental. O site do Red Bull diz que as bebidas energéticas aumentam a concentração e a velocidade de reacção e melhoram os estados de vigilância e emocional. Contudo, pesquisadores da Florida acham que estas alegações são questionáveis.
Especialistas acham que é preciso, ainda, fazer mais estudos para que se possa comparar os efeitos positivos e negativos destas bebidas, para que os consumidores e órgãos reguladores possam tomar decisões mais acertadas.
A comercialização destas bebidas tem que seguir regras restritas, por exemplo quanto à quantidade de cafeína presente por litro, das vitaminas adicionas e de outras substâncias. Os rótulos das embalagens devem dizer que o produto contêm cafeína e que não é aconselhável para crianças, grávidas, mulheres a amamentar e indivíduos sensíveis a cafeína. Devem também dizer "não consumir mais do que X latas ou garrafas por dia".

Sem comentários:

Enviar um comentário