Sustos curam soluços?

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Torre Eiffel ‘verde’ para Taiwan


As características básicas assemelham-se às da Torre Eiffel, mas distingue-se por elevadores auto-sustentados por balões de hélio, além de serem construídos com materiais leves (emprestado da indústria de naves espaciais), envoltos por uma espécie de membrana de última geração (PTFE) que os faz deslizar na vertical numa faixa colocada num campo electromagnético.
A curiosa construção, desenhada por DSBA e Upgrade Studio, venceu o Concurso Internacional para a nova Torre de Observação de Taiwan. Os elevadores são do estilo zeppelin e deslizam numa espécie de “tronco”, servindo de plataformas de observação ou mirante sobre Taiwan. A torre irá ser composta por oito células e cada uma poderá levar 50 a 80 pessoas.
A estrutura, conhecida como Taiwan Tower, separa a ilha da China continental, próximo de Taichung e incluirá escritórios, um museu e restaurantes. Mas a característica principal é que beneficia de performances ambientais. Para além de ser equipada por eixos eólicos e painéis solares, terá um sistema de recuperação de águas pluviais que será reutilizada a seguir. As obras devem começar por volta de 2012 e terminar em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário