Sustos curam soluços?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quer ser mais persuasivo? Fale ao ouvido direito da pessoa


 

Ao abordar alguém, temos uma preferência natural para falar ao ouvido direito das pessoas, assim como também preferimos que nos falem desse lado. Mas será que isso faz alguma diferença? Estudos compravam que sim, pois parece que somos mais benévolos a acatar um pedido feito pelo lado direito do que pelo esquerdo. 

Este estudo foi feito por pesquisadores italianos, da Universidade de Gabriele d’Annunzio, realizando uma série de três estudos. Esta preferência pela comunicação do lado direito já tinha sido demonstrada em laboratório, mas eles queriam observá-la em interacções sociais espontâneas entre pessoas que não se conhecessem. 

Na primeira fase da pesquisa, 72% das abordagens observadas, foram feitas pelo lado direito do ouvinte. Mais tarde, os próprios pesquisadores começaram a abordar as pessoas intencionalmente pelo ouvido direito ou esquerdo delas, pedindo um cigarro. E receberam “significativamente” mais cigarros quando fizeram o pedido no ouvido direito. 

A explicação deste facto é que esta preferência seria um reflexo da superioridade do hemisfério esquerdo do nosso cérebro para processar informações verbais. 

Portanto, aprovei-te bem este truque!


Sem comentários:

Enviar um comentário