Sustos curam soluços?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lisboa e a Península Ibérica à noite vistas do espaço


Lisboa fotografada pelo astronauta
Astronauta da ESA Paolo Nespoli é fotógrafo nas poucas horas vagas que tem a bordo da estação espacial e captou as imagens.
A fotografia que o astronauta fez da Península Ibérica
Nos intervalos das experiências científicas e das tarefas de manutenção que sempre há a bordo da estação espacial internacional (ISS, na sigla inglesa), o astronauta Paolo Nespoli, há dois meses ali em missão, dá largas à sua paixão pela fotografia. Instala-se no módulo europeu Cupola, que tem uma vista soberba sobre a Terra, e vai fotografando o que vê lá de cima. Aqui está Lisboa à noite, captada pela sua objectiva. A ponte Vasco da Gama é uma linha de luz, o rio um túnel escuro e Lisboa uma bossa cheia de pontos luminosos. Portugal e Espanha, no interior do recorte preciso da Península Ibérica, competem nos focos de luz que deles emanam.
Na sua viagem orbital em torno da Terra, a uma altitude de 360 quilómetros, ISS é o ponto ideal para captar esta visão do planeta. Com a nave de carga europeia desde há dois dias acoplada à estação e prestes a receber a visita do vaivém da NASA Discovery, ontem lançado, está prestes a tornar-se, ainda que temporariamente, a maior instalação espacial de sempre.

4 comentários:

  1. Que lindo, sempre me questionei se seria possível ver as luzes da Terra, no espaço.

    E obrigada pelo vosso comentário, Cientistas. Gosto muito do vosso blogue e a Ciência fascina-me imenso, por isso irei divulgá-lo várias vezes, com certeza.

    Bom trabalho! :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, é mesmo possível! E se quiseres ver outras imagens podes sempre ver este site: http://muiloko-muiloko.blogspot.com/2010/06/fotos-planeta-terra-noite.html , e como estes, há outros, é muito fácil de encontrar! :)

    (Um pequeno aparte) Ainda esta semana visualizamos o documentário a 11ª Hora, não sei se já o viste ou se já ouviste falar, mas lá dizem que se repararmos bem, as luzes que podemos observar do espaço parecem infecções de um corpo muito doente! Dá que pensar... não dá?

    Obrigada pela tua participação, Joana :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo link! É curioso observar como especialmente nos países subdesenvolvidos, quase não existe luz.

    Vi esse documentário sim, adoro esse tipo de documentários que alertam para a necessidade de proteger o planeta! Talvez consigam atingir a mente de pessoas insensíveis e consumistas. E realmente, isso da infecção dá que pensar...e é uma bela metáfora. :)

    De nada, continuem com notícias tão boas como as que têm postado.

    ResponderEliminar
  4. Há que confessar que estas imagens são de facto muito bonitas, mas elas realmente retratam um mundo de desigualdades! Isto é que entristece...

    Este tipo de documentários, assim como toda a media tiveram e têm um papel muito importante para transmitir estas mensagens. É de facto preciso agir rapidamente! Nota-se que este assunto já não é tão desconhecido e ignorado por parte das populações, mas certas mentalidades são difíceis de mudar. Os factos são evidentes e não há muita margem para a incerteza. A responsabilidade cai principalmente sobre as gerações mais jovens, essas sim é que têm que ser devidamente trabalhadas e consciencializadas.

    Agora para além das notícias, vamos desmistificar alguns mitos! O nosso objectivo é ir tentando dinamizar o blogue ao máximo. Já agora, aceitam-se sugestões! :)

    ResponderEliminar